Foi inaugurada, nessa sexta-feira (12), na Escola Municipal João Souto Duarte, o primeiro educandário integrante do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares em Sant’Ana do Livramento. A solenidade de inauguração da escola contou com a presença de autoridades do município e do autor da lei que cria escolas no modelo cívico-militar no estado, deputado estadual tenente-coronel Luciano Zucco (PSL), que pontuou que a implantação não é a solução do problema da educação, mas é o início para melhorar a infraestrutura das escolas. “Temos que valorizar os professores, melhorar a infraestrutura das escolas, mas esse é o início. Já estamos com 39 municípios que aderiram ao modelo cívico-militar e esperamos que Sant’Ana do Livramento não só entenda a importância, como possamos aumentar para duas, três escolas”, destacou o deputado Zucco, explicando que os gastos relacionados com os monitores serão custeados pelo governo federal e com parcerias de empresas privadas, como supermercados e lojas.
A prefeita Ana Tarouco (DEM) destacou que a inauguração é um marco para a cidade, após longos meses de trabalho da Secretaria Municipal de Educação nos últimos meses. Questionada sobre o investimento feito pelo executivo para que a implantação do modelo ocorresse, a prefeita frisou que este é mínimo “diante dos benefícios que vem com a cívico-militar”, que já são narradas pelos professores e administradores do educandário.
“Há relatos da melhoria e do crescimento dos alunos que fazem parte do programa. Então, esse é um grande retorno para a sociedade, que já é imediato e com certeza será de médio e longo prazo. Não se faz educação sem investimento. Hoje é um marco para a cidade”, destacou Ana Tarouco.
De acordo com a prefeita, já há pedidos de outras escolas para receber o programa, mas é necessário ainda uma avaliação, tendo em vista que existe um aporte financeiro que o município deve fazer e a abertura de edital pelo governo estadual e federal, não existindo neste momento.
De acordo com a diretora da escola, Fátima da Rosa Pires, a comunidade escolar recebeu de forma positiva o projeto. “É com imensa alegria que a escola recebe este projeto, que só tem a acrescentar no dia a dia de nossos alunos, que hoje estão mais tranquilos, aplicados, dedicados e estudiosos. Eles entram na escola às 7h45 e saem às 16h, sempre brincando, estudando e cumprindo com suas obrigações. A comunidade aceitou de braços abertos, visto o trabalho de hoje, com a certeza de que no ano de 2022 haverá muita procura pelo nosso educandário. Espero que outras escolas possam ter a oportunidade que nós tivemos de implantar esse programa”, destacou a diretora.
Atualmente, a escola atende 165 alunos divididos entre as turmas do Jardim A ao 9º ano, nos turnos manhã e tarde, estando em turno integral as turmas do 5º ao 9º. Após meses de organização para a implantação da escola, para a secretária de Educação, Sandra Pontes, é um momento de alegria em ver o retorno positivo da comunidade escolar. “Aqui estamos resgatando valores e princípios, já conversamos com vários pais que demonstram estar extremamente satisfeitos. Nós tivemos empresários que por si só vieram aqui, olharam a escola, gostaram e se puseram à disposição para poder ajudar no ramo em que trabalham”, ressaltou a secretária Sandra Pontes, enfatizando que há parcerias com as empresas privadas que irão colaborar com a escola.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) é um conceito de gestão compartilhada nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio de militares. Os militares desempenham tarefas de apoio enquanto os professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.
Em ação inédita, Feirão Limpa Nome disponibiliza telefone gratuito para negociação de dívidas
Consumidores de todo o país podem ligar para o número 0800 591 5161 e pagar suas contas atrasadas diretamente por telefone. Ação começa na segunda (25) e vai até sexta-feira (29); Atendentes treinados estarão disponíveis das 8h às 20h horas para esclarecer dúvidas e auxiliar no processo completo de negociação. Negociações por telefone têm os mesmos benefícios de todo o Feirão,